AINDA DÁ PRA VIVER DE MÚSICA?

 

 

Uma questão a ser discutida né? Ainda mais com tantas incertezas devido a pandemia da Covid-19, que afetou diretamente (quase) todos os setores. Milhares de pessoas sentiram o peso das consequências de um inimigo invisível, que chegou e afetou profissionais de áreas que não estavam preparados para enfrentar quase 500 dias - e contando - de restrições.

Fonte: Getty Images

 

A certeza que 2020 nos ensinou: É PRECISO INOVAR! Vemos isso constantemente no universo musical, que há anos vem se modificando para se encaixar nos padrões e que de tempos em tempos, mostra que o inesperado sempre vem - agora mais rápido que nunca.

E a grande questão que causa burburinhos no mercado: ainda dá pra viver de música no Brasil? O momento é delicado, mas somos brasileiros e não desistimos assim tão fácil. O baque foi grande, podemos ver na pesquisa realizada pela União Brasileira de Compositores (UBC) e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) sobre os desafios do setor nesse período - tudo bem que os dados não trazem o melhor cenário, mas há esperança.

 

Foram entrevistados 883 músicos, compositores, intérpretes, produtores e outros profissionais da música e 86% responderam que sentiram o impacto da pandemia diretamente no bolso. A pesquisa ainda mostrou que 30% dos entrevistados perderam toda a sua renda devido às restrições impostas desde o começo da pandemia. O cenário exige paciência, mas o avanço da vacinação vem trazendo uma lenta retomada da economia, e isso reflete diretamente nos 83% dos entrevistados que pretendem continuar a viver de música.

 

E o que isso significa? Que o mercado continua sendo desafiado e vem passando por mudanças desde o começo dos acordes. O novo sempre vem. Passamos pelo vinil, CD, MP3 e agora streaming - sem falar nos shows ao vivo que deram lugar às lives. É essa a tendência da indústria da música agora, estar presente no digital. E quem trabalha nesse setor, tem que entrar nessa dança, pelo menos por enquanto. A pandemia trouxe desafios e oportunidades - a tecnologia se fez significativamente presente na vida das pessoas fazendo barulho de forma espontânea e mais orgânica e para os profissionais sobreviverem, é necessário se adaptar.

 

A ideia aqui é muito simples: espalhar música por aí! Até semana que vem galera!

 

 

Equipe Audiodriver.

Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

AUDIODRIVER INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSORIOS EIRELI - CNPJ: 11.813.064/0001-28 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade