O VIOLÃO IDEAL PARA VOCÊ

 

 

Escolher um violão pode ser bem complicado, ainda mais se você não tem ideia por onde começar. Existe uma enorme variedade de materiais, modelos, tamanhos e valores, que podem ou não caber no seu bolso - e que pesam na decisão.

Foto: Getty Images

 

Mas esse post foi feito para descomplicar e te ajudar a reconhecer as características de cada modelo e fazer você ter certeza na hora de comprar o modelo que vai atender suas expectativas! Para começar, eles se dividem em acústicos (som acontece na própria caixa acústica), elétricos (precisam de amplificadores para emitir sons) e eletroacústicos (combinação das duas versões).


VIOLÃO CLÁSSICO

É o modelo mais indicado para iniciantes, os modelos são leves e a maioria é vendida com cordas de nylon, que dão mais suavidade e maciez para os dedos na hora de praticar.

Cainã Cavalcante

Foto: https://blogs.opovo.com.br/discografia/2018/10/16/em-corrente-caina-cavalcante-apresenta-repertorio-inedito-e-autoral-de-violao-solo/


VIOLÃO FOLK

Encontramos esse modelo nas versões elétrica e eletroacústica e com ele é possível dedilhar por vários estilos musicais. É recomendado para quem já tem experiência, o encordoamento é de aço e não pode ser substituído por cordas de nylon!

Mumford and Sons

Foto: https://diymag.com/2015/08/29/the-banjos-win-at-mumford-sons-reading-2015-set


VIOLÃO FLAT ou SEMI-FLAT

Esse modelo de violão elétrico é caracterizado pela caixa fina ou até ausente, com encordoamento de nylon e de aço. É muito comum para os estilos MPB e música erudita. Temos duas variações desse modelo, o vazado que tem “som de captador” e o midi tem o som convertido através de notas lidas por um software.

Zé Ramalho

Foto: https://woomagazine.com.br/ze-ramalho-leva-musica-e-poesia-ao-metropolitan/


VIOLÃO JUMBO

Esse é fácil de identificar, o corpo é largo e a base arredondada - seu som é grave e encorpado, bem estilo Elvis Presley. É pra quem curte blues, country e rock clássico.

Elvis Presley

Foto: https://www.thetimes.co.uk/article/live-1969-how-elvis-presley-redefined-las-vegas-0vcwlgkg6


VIOLÃO PARLOR

É o menor modelo de violão, não confunda com o infantil! Divididos em zero (baby) - super confortável para tocar por horas, double zero e triple zero, com som refinado e delicado, perfeito para não ter conflito com o som da voz.

Ed Sheeran

Foto: https://sitevolts.com.br/ed-sheeran-lidera-lista-de-turnes-mais-lucrativas-de-2018-ate-o-momento/amp/


VIOLÃO 7 CORDAS

Esse modelo é mais elaborado e indicado para profissionais, não é tão comum mas em questão de sonoridade, é representante fiel dos sons regionais da América Latina.

Yamandu Costa

Foto: https://ndmais.com.br/musica/yamandu-costa-faz-show-gratuito-na-lagoa-da-conceicao/


VIOLÃO 12 CORDAS

As cordas desse violão são agrupadas em duplas, exigindo mais técnica e prática do músico na hora de tocar. Há uma variedade maior de som do que os demais violões e o timbre é robusto e pesado.

Paul McCartney

Foto: https://guitar.com/features/paul-mccartney-six-string-original/

 

Ficou mais fácil pra começar o show né? Ainda mais com tantos modelos disponíveis na AUDIODRIVER que cabem no seu bolso e no seu estilo musical!

 

Equipe Audiodriver.

Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

AUDIODRIVER INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSORIOS EIRELI - CNPJ: 11.813.064/0001-28 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade