ENCORDOAMENTO É TUDO A MESMA COISA?

 

Essa é uma questão que com certeza já passou na sua cabeça. Qual corda devo usar no meu violão? A corda de guitarra pode ser usada no baixo? Qual é o melhor encordoamento para usar no meu instrumento?

Tudo isso depende!


São milhares de possibilidades, a começar pelo seu nível de conhecimento e técnica - e instrumento! Cada encordoamento tem sua característica, podemos ter de 4 até 12 cordas no conjunto, cada uma com seu calibre (espessura). E isso faz diferença? Muita! Temos jogos de corda leve, médio, pesado e geralmente usamos o calibre da corda mais fina - mizinho, para se referir ao conjunto.

 

Aqui no Brasil, geralmente não classificamos os jogos com os termos “leve”, ou “pesados”, usamos como referência o calibre da corda mais fina, chamando o jogo de “zero nove” ou “zero onze” por exemplo. Mas afinal, qual diferença entre um calibre fino e um mais grosso? A sonoridade, principalmente! Quanto mais grosso o calibre, mais encorpado e cheio é o som. Quanto mais fino, mais brilhante e estridente.

 

No mercado, existem os mais variados materiais e combinações, e cada instrumento tem um encordoamento específico! Cada composição é responsável pelas características do som, isso porque as propriedades magnéticas afetam diretamente no timbre e na vida útil das cordas.

 

Se você estiver começando a tocar, indicamos usar encordoamentos mais leves, isso porque eles exigem bem menos força. Seus dedos vão agradecer!

 

Foto: http://3.bp.blogspot.com/-MLNyI4eS_UY/TtD1EM8MNAI/AAAAAAAABg4/RM7SEf3bfS0/s640/43piadademusico.png

aquela piadinha sem graça rsrs...   

 

Simplificando, temos cordas para violão, para guitarra, para baixo, para ukulele, cavaco, cada uma com as mais variadas combinações de materiais e calibres. Não temos como indicar o encordoamento perfeito, isso vai do estilo musical e da habilidade do músico. Uma coisa é certa, é necessário manter o cuidado para que a vida útil do seu jogo seja maior e que o seu som permaneça sempre agradável.


Dá uma olhada nas nossas dicas para você manter o cuidado com suas cordas e um passo a passo em como fazer a troca de encordoamento no seu instrumento!

 

Equipe Audiodriver.

 

 

 

 

Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

AUDIODRIVER INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSORIOS EIRELI - CNPJ: 11.813.064/0001-28 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade